O Nordeste, O Brasil e o Mundo para Jesus!

O Nordeste, O Brasil e o Mundo para Jesus!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Palavra do culto_Resgatado em todas as áreas.

Rt 1:1-22
Resgate é uma palavra conhecida aos nossos ouvidos. Sempre assistimos algum resgate nos noticiários. De pessoas q cairam em bueiros, de pessoas q foram resgatadas em incêndios, ou em catástrofes naturais. Já é um bem maior e excelente o ser resgatado com vida de situações terríveis, mas mtas vezes a pessoa fica refém de traumas, lembranças tristes, medo... E mtas pessoas tem suas vidas completamente mudadas, elas se tornam tristes, amarguradas, por causa dos sofrimentos q viveram. O Senhor deseja promover um resgate pleno em nós.
Na bíblia há 2 livros com nomes de mulheres. Rute uma gentia q casou-se c um judeu e Ester uma judia q casou-se c um gentio. O livro de Rute foi escrito pelo profeta Samuel, no período dos juízes, esse período durou + ou - 350 anos e foi um período de fragilidade moral, de corrupção, de apostasia espiritual. Num período de conquistas de reinos, onde todos os olhares estavam voltados para as nações, Deus se importa com a história de uma familia, a ponto de registrar essa história num livro.
Que benção é saber que no meio da multidão Deus se importa conosco, Ele nos vê, vê nossas necessidades e mais do que isso Ele se importa.
*Nesse período Deus resgatou Noemi do cativeiro da fuga e lhe restituiu a vida de fé e direção de Deus.
Foi nesse período de crise em Belém, de seca, de fome, que Elimeleque decidiu sair de Belém para Moabe no intuito de fugir da fome, da crise e de preservar sua familia. No livro de Rute, não encontramos registro de Elimeleque buscando a Deus, pedindo uma direção. Ele decidiu sozinho fugir da crise em Belém. Belém significa "casa do pão", mas naquele momento não tinha pão na "casa do pão" e por iso Elimeleque decide ir p Moabe, uma terra de povo inimigo, buscando dias melhores le foge da crise. Talvez assim como Elimeleque vc tenha optado pelo caminho da fuga. Qtas vezes nós fugimos e nessa fuga tomamos decisões equivocadas.
Deus quer nos resgatar do cativeiro da fuga, pq nós não somos dos q retrocedem, mas dos q avançam. Deus quer restituir em nós a confiança Nele, pq embora na casa do pão nao tenha pão, nunca faltará suprimento Nele.
* Deus quer resgatar aquilo q nós somos Nele, Ele deseja resgatar o propósito Dele em nossas vidas.
Elimeleque morre buscando preservar sua familia em Moabe e lá morrem tbm seus filhos. Noemi em 10 anos vive dores profundas. A vida dela foi bruscamente afetada, ficou viúva, sem filhos, desamparada, em terra estranha, seus sentimentos e pensamentos estavam confusos.
Naquela epoca os nomes das pessoas retratavam sua identidade. Noemi significa delicia, agradável, encantadora, amável. Mas Noemi resolve mudar de nome. E resolve chamar-se Mara que significa amargura.
Sei q mtas vezes a dor e o sofrimento nos toca, mas Deus deseja resgatar nossa identidade. E nossa identidade é Cristo. Pq é Nele, é em Cristo q somos transformados. Ele é nossa esperança. Nele o recomeço é certo.
* O resgate dos relacionamentos familiares
Num tempo de tantas desavenças entre sogras e noras, o livro de Rute é uma benção de Deus p nós. A declaraçã de amor mais linda q lemos na bíblia não é de um homem p uma mulher, mas de uma nora p uma sogra (Rt 1:15-18/ 4:15)
O Senhor deseja resgatar nossos relacionamentos familiares, em nome de Jesus q caiam as parede de intrigas em nossas familias. Qu a harmonia de nossas familias sejam resgatadas.
* O resgate da porta dos milagres
Qdo Noemi decide voltar p sua cidade, suas noras desejam acompanhá-la, mas ela n quer e coloca mtos impecilhos, pq Noemi achava que não tinha mais comoa bençoar suas noras, pq não tinha mais marido não podia ter mais filhos e q ainda que pudesse ter filhos eles n poderiam casa-se c suas noras...Deus estava resgatando a porta dos milagres para Noemi. Pq quem nos abençoa é Deus. Quem faz milagres em nós é Deus. Deus já tinha reservado um grande milagre p Noemi, dias de alegrias, algo q ela nunca poderia imaginar, pq nem olho vê, nem ouvido ouve, o q Deus em preparado p os seus. Ela pôde então ter uma nora q lhe eram melhor q 7 filhos, ela pôde segurar em seus braços o pai do rei Davi. Ela viveu um grade e poderoso resgate.
Que o Senhor os abençoe e nos leve a esse tempo de resgate em nossas vidas.

Nenhum comentário: